Encontre a mais próxima de Você:

Atendimento de Qualidade: a Alma do Negócio

Publicado por: Felipe Vieira | 23 de junho de 2017

Um produto de qualidade e um ambiente aconchegante não são os únicos quesitos que fazem um cliente retornar a uma sorveteria! Saiba que o atendimento de qualidade é a base para que qualquer empresa de serviço seja bem sucedida em qualquer segmento. É essencial que o cliente senta-se acolhido para que volte a frequentar sua sorveteria.

No artigo de hoje, iremos conversar sobre a importância do atendimento e apresentar algumas dicas de como podemos implantar pequenas melhorias para aumentar os resultados da sua empresa!

Atendimento de Qualidade é a Alma do Negócio:

Ser bem atendido é um quesito básico em qualquer lugar que frequentamos, seja em uma loja de roupa, uma oficina mecânica ou em uma sorveteria. A verdade é que gostamos de ser bem atendidos e, com isso, exigimos cada vez mais padrão de qualidade no atendimento.

Atender bem o cliente é muito mais que falar “bom dia”! É sorrir com sinceridade e ter prazer e orgulho no trabalho que você desenvolve.

Como Iniciar o Atendimento de Qualidade:

Para elevar o padrão de qualidade de uma sorveteria o primeiro passo é que você reúna sua equipe de trabalho e discuta o que significa “atendimento de qualidade” para cada membro da equipe.

Dentre as várias definições levantadas por sua equipe, eleja uma única para deixar em um lugar de destaque (mas não a mostra para os clientes). O ideal é que fique na cozinha.

Na sequência, marque periodicamente pequenos treinamentos com sua equipe em reuniões semanais de no máximo 30 minutos.

O objetivo aqui é sempre trazer um pequeno vídeo (como o apresentado abaixo), com uma explanação sua e um acontecimento da semana para que todos possam compartilhar sua opinião.

Dessa forma, a equipe passa a se preparar melhor para atender os clientes com maestria. Veja o vídeo:

5 Dicas Básicas de Atendimento em Sorveterias

Como não poderia faltar, vamos falar de 5 dicas básicas que sempre orientamos, entre tantas outras, nossa rede de Franquias de Sorveterias na gestão do atendimento ao cliente!

Dica 1: Mantenha o Astral

Cumprimente o cliente olhando nos olhos dele e sorria. Transmita alegria e sinceridade em sua voz.

Uma sorveteria é, antes de mais nada, um ambiente de alegria e felicidade!

5 Dicas Básicas de Atendimento em SorveteriaDica 2: Auxilio é Fundamental

 Sempre deve haver uma pessoa da equipe próximo a pista self-service, é comum que os clientes tenham dúvidas na hora de se servir.

Além disso, é dever desse funcionário orientar as mulheres, de forma sutil, sobre a necessidade de prender os cabelos no início, para que não ocorra de cair no sorvete quando estas forem se servir.

Dica 3: Se Mostre Solícito

Quando o cliente for pesar o sorvete, pergunte gentilmente se ele encontrou tudo o que procurava. Caso ele mostre o interesse por algo que não tinha:

Anote! O melhor feed-back SEMPRE é do cliente, e ainda é de graça. Você também pode oferecer outros produtos sinérgicos como água ou refrigerante. Essa é uma oportunidade para você aumentar o faturamento.

Dica 4: Seja Acolhedor

Caso ocorra do cliente derrubar o sorvete no chão, não pense duas vezes, troque por outro OU dê o valor que ele pagou em crédito para que ele pegue na pista self-service.

Não discuta se foi ou não de propósito ou mostre insegurança, apenas troque e limpe o mais breve possível. Aqui, o mais importante é deixar o cliente confortável!

Dica 5: Higiene e Organização

Mantenha sua sorveteria muito limpa. Sempre que um cliente sair de uma mesa, limpe-a rapidamente e organize as cadeiras, verifique os guardanapos e se o piso está limpo (pois pode ter caído sorvete ou açaí no chão).

Essas dicas básicas vão auxiliar qualquer sorveteria a desenvolver um atendimento de qualidade e aumentar o relacionamento com seus clientes.

Caso tenha alguma dúvida, será um prazer ajudar!

Um grande abraço e MUITO, mais MUITO SUCESSO a você e sua família!

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!