Um produto de qualidade e um ambiente aconchegante não são os únicos quesitos que fazem um cliente retornar a uma sorveteria! Saiba que o atendimento de qualidade é a base para que qualquer empresa de serviço seja bem sucedida em qualquer segmento. É essencial que o cliente senta-se acolhido para que volte a frequentar sua sorveteria.
No artigo de hoje, iremos conversar sobre a importância do atendimento e apresentar algumas dicas de como podemos implantar pequenas melhorias para aumentar os resultados da sua empresa!
Atendimento de Qualidade é a Alma do Negócio:
Ser bem atendido é um quesito básico em qualquer lugar que frequentamos, seja em uma loja de roupa, uma oficina mecânica ou em uma sorveteria. A verdade é que gostamos de ser bem atendidos e, com isso, exigimos cada vez mais padrão de qualidade no atendimento.
Atender bem o cliente é muito mais que falar “bom dia”! É sorrir com sinceridade e ter prazer e orgulho no trabalho que você desenvolve.
Como Iniciar o Atendimento de Qualidade:
Para elevar o padrão de qualidade de uma sorveteria o primeiro passo é que você reúna sua equipe de trabalho e discuta o que significa “atendimento de qualidade” para cada membro da equipe.
Dentre as várias definições levantadas por sua equipe, eleja uma única para deixar em um lugar de destaque (mas não a mostra para os clientes). O ideal é que fique na cozinha.
Na sequência, marque periodicamente pequenos treinamentos com sua equipe em reuniões semanais de no máximo 30 minutos.
O objetivo aqui é sempre trazer um pequeno vídeo (como o apresentado abaixo), com uma explanação sua e um acontecimento da semana para que todos possam compartilhar sua opinião.
Dessa forma, a equipe passa a se preparar melhor para atender os clientes com maestria. Veja o vídeo:
5 Dicas Básicas de Atendimento em Sorveterias
Como não poderia faltar, vamos falar de 5 dicas básicas que sempre orientamos, entre tantas outras, nossa rede de Franquias de Sorveterias na gestão do atendimento ao cliente!
Dica 1: Mantenha o Astral
Cumprimente o cliente olhando nos olhos dele e sorria. Transmita alegria e sinceridade em sua voz.
Uma sorveteria é, antes de mais nada, um ambiente de alegria e felicidade!
Dica 2: Auxilio é Fundamental
Sempre deve haver uma pessoa da equipe próximo a pista self-service, é comum que os clientes tenham dúvidas na hora de se servir.
Além disso, é dever desse funcionário orientar as mulheres, de forma sutil, sobre a necessidade de prender os cabelos no início, para que não ocorra de cair no sorvete quando estas forem se servir.
Dica 3: Se Mostre Solícito
Quando o cliente for pesar o sorvete, pergunte gentilmente se ele encontrou tudo o que procurava. Caso ele mostre o interesse por algo que não tinha:
Anote! O melhor feed-back SEMPRE é do cliente, e ainda é de graça. Você também pode oferecer outros produtos sinérgicos como água ou refrigerante. Essa é uma oportunidade para você aumentar o faturamento.
Dica 4: Seja Acolhedor
Caso ocorra do cliente derrubar o sorvete no chão, não pense duas vezes, troque por outro OU dê o valor que ele pagou em crédito para que ele pegue na pista self-service.
Não discuta se foi ou não de propósito ou mostre insegurança, apenas troque e limpe o mais breve possível. Aqui, o mais importante é deixar o cliente confortável!
Dica 5: Higiene e Organização
Mantenha sua sorveteria muito limpa. Sempre que um cliente sair de uma mesa, limpe-a rapidamente e organize as cadeiras, verifique os guardanapos e se o piso está limpo (pois pode ter caído sorvete ou açaí no chão).
Essas dicas básicas vão auxiliar qualquer sorveteria a desenvolver um atendimento de qualidade e aumentar o relacionamento com seus clientes.
Caso tenha alguma dúvida, será um prazer ajudar!
Um grande abraço e MUITO, mais MUITO SUCESSO a você e sua família!