3 Dicas Extraordinárias de Como Vender Sorvete no Inverno

sorvete no inverno

Devido do intenso calor do verão brasileiro, é comum as pessoas preferirem ir à sorveterias com a família e os amigos para refrescar-se, fazendo com que este comércio bombe nessa estação do ano. No entanto, quando chega o inverno, as casas de sorveterias ficam vazias pois, apesar de não ter uma contra-indicação do consumo de sorvete no inverno (como dito no artigo intitulado: “Sorvetes Podem Ser Consumidos no Inverno?“), os brasileiros não têm o costume de associar sorvete ao frio, preferindo comidas mais quentes. Neste artigo iremos mostrar o que fazer para vender sorvete no inverno!

Quem tem uma sorveteria ou pensa em abrir uma, o maior medo é justamente esta época do ano, pois como o sorvete é um produto sazonal, as vendas chegam a cair em até 70% no inverno. Os consumidores param ou diminuem o consumo de sorvetes no frio por receio de adoecer, pegar um resfriado ou inflamação na garganta.

Ademais, os brasileiros consideram o sorvete uma sobremesa, não um alimento, diferentemente de outros países como a Europa e os Estados Unidos, em que o sorvete é considerado um prato principal. Apesar destas ideias serem equivocadas, a solução é encontrar alternativas para contornar a situação.

sorvete no inverno: como vender?

Confira neste artigo 3 sugestões de como vender sorvete no inverno!

Como vender sorvete no inverno?

Pense que seu objetivo é vender sorvetes no mês de Julho. Parece difícil, mas é preciso parar para pensar e criar um modelo de negócios muito estruturado para lidar com este desafio. Em se tratando de vendas em diferentes estações do ano, há duas estratégias possíveis: ampliar o portfólio ou alcançar novos mercados.

No caso específico deste artigo – a sorveteria  precisa basear-se nestas duas estratégias, tomando o cuidado para não fugir do produto principal. É fácil criar um cardápio novo, recheado de opções quentes como lanches, mas isso distanciaria a imagem de sorvetes.

Incentive o consumidor a tomar sorvete no frio!

O nosso objetivo é vender no inverno sem distanciar a imagem de sorvetes. Uma boa ideia é continuar vendendo sorvetes, trazendo novidades quentes, como o fondue de sorvete, sorvete assado, servir sabores exóticos misturados com calda, frutas ou biscoitos, como uma refeição leve. O comerciante também poderá optar por oferecer descontos em picolés e potes de sorvetes. Isto fará o consumidor deixar de lado aquela ideia de que sorvete só pode ser consumido no verão, reeducando-o aos poucos.

sorvete no inverno: aplie o cardápio

Cuidado para não fugir da imagem de sorveteria!

A venda de outros produtos quentes também aproximam o consumidor das sorveterias, como chocolates quentes e crepes suíços. No entanto, é preciso tomar cuidado para o cardápio não fugir da imagem de sorveteria, como a venda de lanches ou porções, que está mais associada a uma lanchonete, sem dizer que o cheiro de fritura não combina com sorvetes.

Expanda o seu mercado!

Uma alternativa para vender sorvete nos meses frios é expandir seu comércio em outras regiões onde o inverno não é tão rigoroso. Nos estados do norte e nordeste, por exemplo, há verão nos 12 meses do ano e raramente tem dias frios, mesmo no inverno! Ao contrário da região sul e sudeste, em que as temperaturas no inverno ficam mais baixas.

Um dos fatores mais importantes para lidar com a sazonalidade é ter uma mente aberta e não ter medo de ser ousado e criar ideias inovadoras. A pior coisa em um comércio de sorvetes é perder o público nesta estação do ano pelo fato de o comerciante ter a mente fechada ou ter medo de ousar. Em mercados mais delicados como os sazonais, as empresas precisam se esforçar mais para não serem afetadas pela mudança de clima.

 

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress