O mercado de franquias no Brasil cresce ano após ano. O crescimento se dá em boa parte pelo aumento do faturamento das franquias do segmento de fast-food (alimentação) e a quantidade de shoppings recém-inaugurados. Neste artigo, vamos dar 10 dicas sobre as franquias no Brasil e debater justamente se estes dados são um indicador positivo para um candidato a empreendedor investir em uma franquia no setor de alimentação.
O Segmento de Franquias no Brasil: Pontos Positivos!
Atualmente existem diversas opções de franquias no Brasil, desde alimentação, serviços gerais e franquias de pequeno porte até mesmo franquias específicas, como escolas de informática que ensinam alunos a trabalharem com MAC (como a MCTech). Dessa forma, cabe ao futuro empreendedor estudar muito o mercado em que deseja atuar para que sua escolha seja assertiva a fim de garantir o sucesso do franqueado e do franqueador.
10 Dicas para Escolher certo a sua Franquia:
DICA 1: Faça O que Você Gosta!
Se a dica já é válida para procurar emprego, para abrir uma empresa vira lei! Procure uma franquia que você vai desenvolver uma atividade que você ama. Gostar da sua profissão é fundamental para o sucesso da sua operação e você vai trabalhar muito mais motivado.
DICA 2: Procure Franquias na sua Área de Interesse
Uma vez descoberto o que te motiva a trabalhar, procure uma franquia que tenha as mesmas diretrizes que você. Isso é muito mais do que apenas estar no segmento que você já possui experiência. Ela deve ter MISSÃO e VALORES compatíveis aos seus, assim as chances de conflito entre vocês diminuem.
DICA 3: Verifique a Proposta da Franquia – COF
Procure pelo menos 3 franquias que você considera ser ideais para você. Após selecionar, entre em contato e solicite a COF (Circular de Oferta de Franquia). Leia atentamente e, se possível, entre em contato com alguns atuais franqueados e converse com eles a respeito da empresa e do sistema. Certifique-se da procedência da empresa. Acredite, a franqueadora esta fazendo o mesmo!
DICA 4: Não aja por Impulso
NUNCA aja por impulso e assine nenhum tipo de documento, mesmo que seja apenas uma “garantia, mas sem compromisso”. Você não está fechando a compra de uma roupa ou mesmo de um carro, mas sim de uma empresa e dessa forma precisa fazer a negociação com calma e relevar todos os pontos da negociação.
DICA 5: Procure o Auxílio de um Profissional
Para concretizar o negócio e assinar o contrato, aconselho que você procure um advogado especializado em franquias, para que ele possa orientá-lo da melhor forma possível. As vezes é melhor você investir em um bom profissional nesta etapa para se proteger de futuros problemas!
DICA 6: Selecione o Local – Ponto Comercial
Uma vez estabelecido a franquia e assinado o contrato, o próximo passo é você selecionar de forma estratégica o ponto comercial. Se você estiver interessado em uma Franquia de Sorvetes, leia o post “Passo a Passo de Como Montar uma sorveteria“. A seleção e reforma do ponto comercial é muito importante e a franqueadora costuma acompanhar de perto esse processo, visto as inúmeras exigências que ela e os órgãos regulamentadores (ANVISA, por exemplo) fazem. Essa etapa é a mais difícil, e igualmente importantíssima para o seu sucesso.
DICA 7: Não invista 100% do seu Dinheiro
Aconselho seriamente você a não investir 100% do seu capital na franquia, pois pode ser surpreendido com o início da operação e por uma crise econômica. Prefira optar por uma franquia mais barata, mas que você permaneça com uma reserva de capital ao invés de investir 100% (ou mesmo financiar) na operação e arriscar seu patrimônio conquistado com muito trabalho.
DICA EXTRA: Se puder, permaneça 1 ano sem retirar pró-labore (salário do empresário) da empresa, até que ela consolide fluxo de caixa e conquiste independência financeira. Após essa etapa, você consegue identificar um valor “X” que você pode retirar sem onerar a saúde da sua empresa.
DICA 8: Procure uma Franquia que Você Pague Á Vista
Pagar a franquia á vista (ou parcelada, mas sem comprometer seu patrimônio) faz com que você sinta mais segurança e que não se abale logo no inicio da operação, que costuma ser complicado, pois o cliente não entra e compra logo nos primeiros dias e semanas!
DICA 9: Mantenha a Qualidade da sua Franquia
Mantenha SEMPRE a qualidade da sua franquia! Mesmo que você esteja passando por um momento de baixa nas vendas, mantenha a qualidade no atendimento ao cliente e na entrega do produto ou serviço. São esses fatores que vão fazer com que o cliente retorne!
DICA 10: Mantenha-se sempre Informado sobre o seu Mercado
Fique sempre bem informado sobre o seu mercado de atuação e sobre o que acontece no seu segmento. Pesquise o que os concorrentes estão fazendo ao seu redor e inove. Não ache que isso é responsabilidade do FRANQUEADOR, muitas coisas fogem do seu controle e por você estar próximo ao cliente final fica muito mais fácil atendê-lo e perceber o que ele realmente deseja.
Se você gosta de sorvete e açaí e já pensou em trabalhar com franquias no Brasil neste segmento, convido você a conhecer nosso sistema de Franquias de Sorveterias Lip’s! Preencha o formulário, teremos prazer em enviar nossa apresentação completa e tirar todas as suas dúvidas.
Um abraço e muito sucesso!