Os sorvetes são mais do que uma sobremesa. Eles se tornaram uma atração que agrada desde crianças até os idosos. Mesmo no inverno eles são apreciados – existem várias técnicas de vendas para esquentar o movimento nas sorveterias mesmo nos dias frios. Uma ótima pedida para quem não consegue largar do sorvete!
As sorveterias são ambientes agradáveis e que remetem a alegria de reunir amigos e familiares. Investir nelas é uma ótima pedida. Mas é necessário também conquistar o público com um atendimento impecável e funcional.
Por se tratar de um setor alimentício, o tratamento com o público e a qualidade do sorvete são fatores que influenciam bastante no resultado.
Qualidade, variedade e bom atendimento. Claro, tudo isso é fundamental, mas não é só isso. Neste artigo, reunimos dicas de como abrir uma sorveteria. Confira!
O que é necessário para abrir uma sorveteria?
Primeiramente é necessário pensar no perfil do negócio, conhecer em qual terreno está se pisando e fazer um estudo de mercado. Quando se planeja detalhadamente a ideia no papel, na hora de colocá-la em prática, tudo se torna menos complicado e difícil, pois ao realizar um plano de negócios, o empresário se certificará sobre o que é necessário para abrir uma sorveteria, no caso.
Ao estudar o mercado e traçar metas e planos, o próximo passo pode ser feito: escolher um local. A melhor localização sempre é aquela que tem grande fluxo de pessoas. Mas, caso isso não seja possível, tente conhecer as redondezas e saber quais são os centros comerciais próximos. Ou ainda, busque informações sobre quais são pontos que o seu público-alvo frequenta.
Depois de fazer a lição teórica é preciso colocar a mão na massa e partir para os trâmites legais. São necessários reunir algumas informações e documentos para saber como abrir uma sorveteria. Para isso, se informe na prefeitura de sua cidade.
Assim que a sorveteria começar a dar resultados, tanto financeiros como de público, o lucro pode ser investido novamente, tornando esse capital uma bolha de oportunidades. Mas, para isso, é preciso se organizar, planejar e rever o que for necessário. Essas ações precisam ser calculadas para que problemas futuros sejam evitados.
Tipos de sorveteria
O sorvete surgiu no Oriente e cruzou oceanos para chegar a terras brasileiras. O ramo é bastante extenso. Há picolés, sorvetes de massa, gelatos italiano, milkshakes e várias outras derivações de sobremesas que levam essa sobremesa tão adorada.
Escolher como abrir uma sorveteria é também escolher qual tipo de sorvete será seu carro chefe. Será o de massa? Picolés de diversos sabores ou uma linha mais gourmet? São inúmeras formas que o empreendedor pode escolher e se aventurar.
Há também a possibilidade de unir diversos tipos de sorvetes e seus derivados em uma única sorveteria. Mas o ideal é sempre focar em algum sabor como carro-chefe. Tenha sempre em vista quais os produtos (ou as variações) que conquistam mais fregueses ao longo dos meses.
Franquias
Já vimos que não é tão simples abrir uma sorveteria. Existem várias complicações, desde as burocráticas, passando pelo plano de negócios, pela escolha do ponto comercial e do produto que será servido. Mas imagine se todo este know-how já viesse pronto? Sim, ele pode vir se você apostar em uma franquia.
Quando se opta em abrir uma franquia de sorveteria, o empreendedor precisa conhecer o mercado e saber como ele atua tanto na área comercial como industrial. Por carregar um nome já consolidado, as chances de sucesso no empreendimento são grandes. Ter e vender um produto e serviço de qualidade e conhecer o mercado são chaves mestre que qualquer empresário busca conhecer.
Ao escolher as franquias, o empreendedor aposta em uma marca já consolidada, um atrativo a mais para aquele empresário que deseja ter um retorno financeiro rápido. Mas, ao optar por esse tipo de segmento, há etapas e metas a serem cumpridas, isto é, as franquias também exigem atenção e comprometimento.
Após estudar, conhecer e se adentrar no terreno alimentício, o novo empreendedor pode buscar suporte junto a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que disponibiliza cursos e palestras e auxilia neste ramo em específico.
É importante também ficar atento ao tempo de retorno de seu investimento. Franquias com menores taxas são mais atrativas, pois uma parte significativa dos ganhos fica na própria loja e garante um tempo de retorno mais atrativo.
Negócio próprio
Ser seu próprio chefe e ter seu próprio negócio são duas coisas que muitos brasileiros almejam. Escolher ter sua própria sorveteria exige uma atenção redobrada devido ser um negócio que começa do zero, o que deixa muito possíveis empresários com medo.
Esse pavor que as pessoas sentem ao apostar um capital, que muitas vezes demorou anos para ser acumulado, em um negócio incerto, pode ser evitado se for realizado um plano de negócios eficiente. Saber exatamente qual mercado em que se está adentrando é fundamental.
O sucesso empresarial não vem do dia para a noite, é uma cirurgia delicada que exige que o empreendedor foque no seu objetivo, mas não esqueça quem está ao seu redor, como o público e fornecedores. Eles devem estar sempre “na cabeça” do empresário. Entender quem é o melhor fornecedor e buscar ser excelente para o seu cliente é uma receita de ouro na busca pelo sucesso do negócio.
Definir metas e pensar a curto, médio e longo prazo ajuda a traçar novos caminhos ou transpor melhor aqueles obstáculos que insistem em obstruir a passagem.
Quando se escolhe ter uma sorveteria própria, é necessário se manter atualizado sobre esse setor, se manter atento às novidades e estar por dentro do que acontece na economia, no setor alimentício, e em todos os elementos que fazem parte desta área de atuação.
Planejar a empresa por etapas (parte administrativa, processos operacionais, treinamentos e ações de marketing) ajuda o empreendedor a entender melhor como funciona o negócio. O tempo para se especializar muitas vezes é curto e, nesta hora, pode valer a pena investir em uma franquia. Avalie o seu momento, faça a opção correta para o seu negócio e entregue qualidade (no caso das sorveterias, “bem geladinha”) aos seus clientes.