Encontre a mais próxima de Você:
como empreender com sucesso

3 dicas de como empreender com sucesso

Publicado por: Felipe Vieira | 1 de novembro de 2017

Empreender é sempre um desafio para a maioria das pessoas. Por onde começar? Como iniciar o processo e desenvolver um passo a passo para ser um empresário de sucesso? Essas são algumas das perguntas que surgem na hora de abrir o próprio negócio. E para que o sonho de ter um empreendimento de sucesso seja realizado, é preciso planejamento em diversos aspectos, a fim de reduzir o risco do negócio.

O Brasil apresenta uma considerável lacuna na relação entre população e empreendimentos ativos que geram impacto na sociedade. Em números absolutos estamos próximos da Alemanha, que por sua vez conta com população próxima a 1/3 da brasileira, portanto proporcionalmente temos muito a crescer neste ponto.

Um dado alarmante do Sebrae mostra que cerca de 30% das empresas não resistem a um ano de vida. Grande parte porque não faz um planejamento adequado ao modelo de negócio. E para ir além, sugerimos alguns pontos essenciais. Confira três dicas de como empreender com sucesso:

Planejamento

Planejar muito bem o negócio antes de começar é fundamental. É preciso entender seu mercado, conhecer a concorrência, saber quanto precisa ser investido e a previsão de receita.

Mas o principal é ser apaixonado por tudo aquilo que você faz. Também vale a pena conversar com futuros clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros e amigos que já possuam negócio próprio. Sempre que possível, vale a pena estudar processos empresariais.

como empreender com sucesso

Muitas pessoas que resolvem iniciar um novo negócio têm formação técnica e depois precisam ter noções mais amplas sobre as várias áreas, como planejamento, finanças, comercial e marketing.

Uma das primeiras dificuldades para quem está iniciando um negócio é montar uma boa equipe. Como a empresa é nova, quem embarca nesse desafio tem que fazer parte do sonho do empreendedor e acreditar que ele vai dar certo. No início da empresa, muitas vezes, questões como ambiente de trabalho e horários são secundárias. O objetivo principal é deixar o produto pronto para o mercado. Por isso é importante que todo o grupo esteja alinhado nesse sentido e trabalhe em prol do bem comum.

Prazos e custos

O empreendedor, normalmente, é muito otimista com sua ideia, por isso costuma acreditar que tudo vai ocorrer conforme o planejado. A realidade não é bem assim. Uma lei pode ser alterada, um novo concorrente direto pode entrar no mercado. É preciso estar atento a todas as variáveis.

Também pode ser necessário um novo investimento em algo não previsto para colocar o produto ou serviço no mercado. Então, nada de subestimar os prazos e custos do projeto. Seja bem realista!

É difícil começar um negócio recém-nascido com uma boa reserva financeira, por isso é melhor poupar um montante ou ter acesso a recursos financeiros que possibilitem a criação e manutenção do negócio até que ele comece a dar lucro.

Existem empreendimentos de sucesso com pouco investimento, mas em alguns casos, é preciso usar mais dinheiro do que estava previsto. Neste caso, é necessário ter alternativas de onde buscar esses recursos complementares. Pode ser apertando o orçamento em casa para ter mais dinheiro para investir no negócio ou até mesmo com o empréstimo com algum familiar que possa ajudar (busque sempre os menores juros)

como empreender com sucesso

 

Produto e serviço de qualidade

Entenda como a sua empresa pode ajudar a resolver o problema dos consumidores por meio de produtos ou serviços. Para isso, pesquise como a concorrência faz e como você quer fazer. A partir daí, você pode definir seus diferenciais competitivos, criar reforço de sua marca e posicionar as ofertas de acordo com o público-alvo. Mas nada impede que você remodele posteriormente seus produtos ou serviços. Seja flexível e entenda a demanda.

Mapeie a cadeia de suprimentos de seu produto ou serviço, estabeleça e estreite relacionamentos estratégicos que lhe permitam diferenciar-se perante a concorrência pela customização, pelo preço, pela agilidade, pela qualidade do produto ou do atendimento.

Identifique as competências técnica operacionais essenciais e necessárias a suportar o negócio. Muitos obstáculos vão surgir e, nessas horas, é importante não desanimar.  Com certeza, muitos empreendedores vão pensar em desistir do negócio antes dele decolar, pois isso leva tempo. Mas se você fizer um bom planejamento e estiver preparado para os imprevistos, o resultado será positivo.

Pode ser que você tenha que fazer algumas adaptações no caminho, o que é absolutamente normal! Os desafios nunca terminam, mas com o tempo e a experiência, começam a ficar cada vez mais fáceis de serem superados. Profissionais que estão em constante aprimoramento de seus conceitos, técnicas e métodos sempre têm mais chances de sair na frente da concorrência. Por isso, não estacione! Novas visões de negócio farão com que você evolua junto com o seu empreendimento!

como empreender com sucessoEmpreender com sucesso no sistema de franquias

Se você está à procura de como empreender com sucesso, a Lip’s Sorvetes é sem dúvida uma grande opção. Se trata de uma franquia de sorveteria de baixo investimento, que já está estabelecida no mercado, inclusive com uma rede de lojas em operação.

A Lip’s não cobra taxa de franquia, royalties e taxa de marketing, de forma que os parceiros possam estar dedicados 100% na operação do novo negócio. A ausência de taxas tem como resultado um custo mais baixo.

Nenhum negócio sobrevive se não oferecer o melhor para seus clientes. Com isso em mente, a Lip`s se preocupa em comercializar produtos de qualidade e pensa em toda a logística, desde a fabricação até a entrega ao ponto de venda. A empresa possui uma logística completa, que inclui caminhões e carros frigoríficos, que permitem atender mais de 40 cidades no estado de São Paulo, divididas em 5 regiões: Grande São Paulo, Interior Paulista, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Oeste.

Atualmente são atendidos mais de 3 mil pontos de vendas ativos com freezers próprios, uma rede completíssima de sorveterias, distribuidores regionais, cozinhas industriais, supermercados, hipermercados, padarias e pequenos varejos.

Trabalhar no setor de alimentação é sinônimo de taxa de rentabilidade elevada. Com sorvetes, esse fator é ainda mais relevante, pois trata-se de um produto de alta rotatividade, com fluxo de vendas alto e possibilidades diversas de atender o público.

Esses são alguns dos diferenciais que fazem da Lip’s uma empresa segura e um excelente parceiro de negócios para quem está em busca de como empreender com sucesso em uma franquia confiável.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!