Encontre a mais próxima de Você:
como administrar uma sorveteria

5 Dicas de Como Administrar uma Sorveteria

Publicado por: Felipe Vieira | 23 de junho de 2017

Administrar uma sorveteria pode parecer uma tarefa simples, afinal, não é só pensar na quantidade de fornecedores que temos verus a quantidade de produtos que vendemos? Nada disso,  é preciso entender efetivamente de onde vem o dinheiro e para onde de fato ele vai! Noções de administração são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa e, em uma sorveteria, não é diferente. No artigo de hoje, vamos falar sobre 5 dicas de como administrar uma sorveteria para que você aumente a rentabilidade do seu negócio!

Administrando Corretamente Uma Sorveteria

como administrar uma sorveteriaPara entendermos o conceito de administração e como administrar uma sorveteria, devemos compreender que uma sorveteria é uma empresa e, portanto, deve ser tratada financeiramente como algo externo a vida do empreendedor. Assim, seu(s) proprietário(s) não devem misturar o dinheiro da sorveteria com o dinheiro pessoal! Ademais, devemos entender o conceito de FLUXO DE CAIXA, onde temos obrigações futuras com nossos fornecedores e, dessa forma, não podemos comprometer o dinheiro que entra hoje para não termos problemas ao efetuarmos os pagamentos futuros.

DICA 1: Quais são seus Custos Efetivamente?

Pontue em uma lista TODOS os seus custos. Comece pelo aluguel, a conta de luz, água, e coloque todas as contas que você paga habitualmente. Não esqueça de colocar, por exemplo, os custos dos funcionários e, se você possui empréstimos, é um fator que você deve considerar. Após isso, separe os custos entre FIXOS e VARIÁVEIS. Fixos são aqueles que existem todos os meses e variáveis aqueles que eventualmente ocorrem (basicamente).

DICA 2: Qual o custo dos seus PRODUTOS?

Da mesma forma anterior, faça uma conta dos custos dos produtos que você compra. Não apenas do sorvete, mas de TUDO, desde as colheres até mesmo os refrigerantes e sucos que você vende em sua sorveteria. Pontue tudo em outra planilha para ficar claro seu custo de aquisição.

DICA 3: Defina o Preço de VENDA dos seus Produtos

Com base no custo dos produtos e nos seus custos fixos e variáveis, podemos definir o preço de venda dos seus produtos, no caso, o sorvete. Muitas sorveterias definem o preço de venda conforme a concorrência local e isso pode ser uma estratégia competitiva, desde que você consiga atingir o ponto de equilíbrio o mais breve possível, diminuindo o seu risco operacional.

DICA 4: Identifique seu Ponto de Equilíbrio

O como administrar uma sorveteria envolve saber o CUSTO DO PRODUTO e o VALOR DE VENDA para que você consiga medir seu ponto de equilíbrio e saber o quanto precisa VENDER para pagar todas as suas despesas. Dessa forma, fica muito evidente o seu esforço comercial para ter efetivamente LUCRO em sua sorveteria e, no caso, qual é o momento em que as suas vendas representam 100% de lucro (descontando o custo do produto).

DICA 5: Invista 50% do seu LUCRO na sua empresa.

como administrar uma sorveteria: identifique seu ponto de equilíbrioÉ importante que você invista em sua sorveteria! A manutenção da sua empresa é fundamental para manter um clima agradável e confortável para seus clientes e, consequentemente, garantir um faturamento crescente. Espelhe-se em grandes empresas como MC Donalds e Subway. Essas empresas estão sempre impecáveis e seus franqueados utilizam uma parte do faturamento para manutenção das lojas.

Esperamos que nossas 5 dicas de como administrar um sorveteria possa ajudar você, empreendedor, a crescer e se fortalecer no mercado. Fique a vontade para enviar seus comentários ou mesmo escrever um email! Caso queira conhecer nossas franquias, estamos à disposição!

Um abraço e SUCESSO!

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!