Quem investe no ramo de alimentos já sabe que este é um grande negócio, afinal de contas as pessoas precisam comer várias vezes ao dia, ou seja, sempre há demanda pelo produto que você oferece.
Por outro lado, a competição é grande e os produtos com os mais variados preços são encontrados em praticamente todas as esquinas.
A verdade é que há vantagens e desvantagens das franquias de sorveterias, como em qualquer outro comércio de alimentos. No post de hoje vamos conhecer um pouco melhor essas vantagens e desvantagens.
Como abrir uma sorveteria self service
Não basta vontade para fazer sucesso com uma franquia de sorveteria. É preciso organização e planejamento. Veja passo a passo como abrir uma sorveteria self service:
1 – Pesquise muito
Use e abuse da internet, entre em sites especializados neste ramo para avaliar as opções. Há franquias de sorveteria self service que não exigem a cobrança de royalties, taxa de franquia e taxa de marketing, por exemplo. Menos taxas significa retorno mais rápido e lucro maior.
2 – Avalie a sua capacidade de investimento
É preciso prever quanto será o capital de giro para manter a sorveteria por alguns meses, sem que haja lucro e retorno financeiro. O planejamento nesta fase é fundamental para o sucesso do negócio.
3 – Vantagens e desvantagens do empreendimento
Consulte especialistas! Um consultor de negócios pode ajudar a saber quais são as vantagens e desvantagens das franquias de sorveteria self service, e ainda mostrar porque é tão importante fugir de taxas que na maioria das vezes estão no contrato entre franqueador e franqueado.
4 – Escolha bem o seu ponto de vendas
Um bom franqueador vai ajudar na escolha pelo melhor ponto para a sua sorveteria self service. Aproveite toda a expertise da empresa a seu favor e verifique se o ponto comercial possui grande circulação de pessoas.
5 – Busque o seu público alvo
Crianças e adolescentes costumam consumir sorvete em qualquer época do ano e, por isso, estar próximo a uma escola pode ser uma grande sacada de negócio. Por outro lado, estar em uma região cheia de escritórios, onde as pessoas costumam a almoçar perto do trabalho, também pode ser uma boa ideia.
6 – Gestão do negócio
Você sabia que a maioria das empresas brasileiras abertas “quebram” antes de completar cinco anos de existência? Esse risco se torna menor ao optar por uma franquia já estabelecida.
7 – Gestão da operação
É importante saber a quantidade de funcionários necessária, o projeto arquitetônico que apresenta melhores resultados, como gerir o estoque, como estar presente nas redes sociais, etc. Contar com a consultoria de um franqueador experiente também é importante nessa hora.
8 – Treinamento dos funcionários
Este é um item fundamental! Pois o cliente mal atendido não volta mais. Então, aposte muito no treinamento dos seus colaboradores.
9 – Sazonalidade do produto
Mesmo no inverno, quando as vendas de uma sorveteria self service costumam ser menores, é possível manter uma boa margem de lucros apostando em, por exemplo, sorvete frito ou fondue com sorvete, entre outras receitas.
10 – Qualidade e variedade de sabores
O último item é também muitíssimo importante. Quanto melhor o produto, mais vendas! Sorvete de massa, picolé, açaí, receitas com sorvetes devem estar no seu cardápio. Cative e fidelize o seu cliente!
O dia a dia de uma sorveteria self service
Uma vez que você tenha o negócio estruturado, é hora de cuidar de todos os aspectos que dizem respeito ao cotidiano da sua sorveteria self service. De nada adianta fazer um ótimo planejamento e não manter a qualidade que você deseja no produto e no atendimento. Vamos às dicas!
1 – Tudo bem organizado
Hoje em dia é o self service é uma tendência de mercado. Uma sorveteria moderna precisa ter o buffet disposto a facilitar a vida do cliente. Tudo tem que ser prático, rápido e bastante acessível.
Os sorvetes mais consumidos – como chocolate, morango e creme – devem estar bem acessíveis a todos, mas os sabores menos consumidos também precisam de boa visibilidade, ou podem acabar empacando no estoque.
Já os sorvetes de palito, que têm como característica a praticidade (o cliente pega, paga e já sai da loja consumindo), não podem ficar escondidos. Deixe este produto bem à mão dos seus clientes.
2 – Limpeza é fundamental
Lembre-se, a sorveteria self service está no ramo dos produtos alimentícios! E ninguém gosta de comer em um lugar sujo. Faça da higiene uma característica principal da sua loja! O chão deve frequentemente ser lavado, o buffet de sorvete por quilo não pode ter restos, cubas e vasilhas precisam estar impecáveis.
3 – Cuidado com as geladeiras
Em um país tropical como o nosso, as temperaturas podem variar bastante em apenas algumas horas. No entanto, a temperatura do sorvete deve se manter constante. Por isso cuide muito bem do seu aparelho de refrigeração, faça testes constantes para verificar a temperatura do produto e evite riscos de contaminação e deterioração. Isso significa prejuízo!
4 – Cuidado estético
Uma decoração de primeira, criativa e inovadora dá resultado. Então, fique de olho nesta dica para alavancar as suas vendas e, consequentemente, crescer e se fortalecer no mercado.
Trabalhar em uma sorveteria self service é passar boa parte de seu dia dentro de um ambiente agradável, onde as pessoas passam alguns momentos de descontração, de encontro entre amigos e familiares. Tenha isso em mente para manter o ambiente com uma decoração bem alegre e convidativa.
Venha falar com a gente!
Você sabe quanto custa uma franquia de sorvete? Pode ser bem menos que do que você pensa. Além disso, a Sorvetes Lip’s possui facilidades que tornam o retorno financeiro bem rápido.
Como já dissemos, os franqueados Lip’s não pagam taxa de royalties, taxa de franquia e taxa de marketing. Essa redução nos custos faz uma diferença enorme e traz uma vantagem competitiva excelente para o seu negócio.
Além disso, começar uma sorveteria self service com Sorvetes Lip’s significa contar com toda uma estrutura para a entrega de produtos de alta qualidade, sempre fresquinhos e prontos para as vendas.
E aí? Vamos conversar mais sobre franquia?