Encontre a mais próxima de Você:

Dicas de como gerenciar uma sorveteria e torna-la um sucesso!

Publicado por: Felipe Vieira | 11 de outubro de 2016

Hoje em dia, as franquias de sorvete são destaque no cenário de franchising nacional e tornaram-se um negócio extremamente rentável. É quase impossível encontrar uma pessoa que não goste de sorvete ou Açaí, concorda? E uma sorveteria pode ser um excelente negócio para um empreendedor investir seu capital e, no Brasil, existem várias franquias, uma delas pode caber no seu bolso. No artigo de hoje, vamos dar 5 dicas de como gerenciar uma sorveteria e torna-la um SUCESSO!

Quem pretende investir em uma franquia de sorvete possui algumas dúvidas a respeito do negócio. Por isso, seguem alguns pontos abaixo que poderão te ajudar a tomar a decisão certa.

1 – Qual o Papel de um Gerente em uma Sorveteria

O gerente é o responsável por todo o andamento do negócio. É ele quem precisa receber os produtos dos fornecedores, se preocupar com a apresentação dos produtos, cuidar das finanças da sorveteria e, principalmente, cuidar das vendas e do treinamento da equipe de atendimento.

2 – O que o Gerente Pode Fazer para Inovar e Atrair Clientes?

Para gerenciar uma sorveteria é preciso ser bastante criativo e inovar o tempo todo para chamar a atenção dos clientes. O gerente precisa inovar em todos os sentidos, desde a apresentação do sorvete, no ambiente e no atendimento.

gerenciar uma sorveteria: Sorvetes Lips

Porém, o principal desafio é no INVERNO! No inverno, as vendas de uma sorveteria podem cair em até 70%. Mas uma forma de inovar, por exemplo, é vender Açaí. O açaí é um produto que ganhou muitos adeptos no Brasil e que sempre tem altas vendas o ano todo. Mesmo sendo gelado quanto o sorvete, a cultura do açaí no país é bastante aceitável.

Outro ponto a ser levado em consideração é que os brasileiros não enxergam o sorvete como um alimento, mas como algo para se refrescar. Portanto, se o gerente inovar no inverno, as vendas podem ser boas.

3 – Como Ele Pode Motivar sua Equipe a Atender seus Clientes?

Gerenciar uma sorveteria envolve, entre outras coisas, motivar a sua equipe. Existem dois tipos de motivação: aquela que é interna, e a motivação externa.

A motivação interna é aquela que faz com que uma pessoa se sinta feliz trabalhando naquele local, por exemplo. Já, a motivação externa pode ser algum prêmio, comissão, bônus, títulos mais pomposos, o “atendente do mês”, etc. Essas motivações externas são temporárias, por isso, o gerente precisa estar sempre atento ao tipo psicológico de cada funcionário e saber motivá-lo.

gerenciar uma sorveteria: funcionário motivado

A motivação interna pode ser algo que o funcionário não sinta em uma rotina, por exemplo. Fazer tarefas desafiadoras e criativas pode ajudar bastante. O elogio também é sempre bastante motivador.

4 – Quais são os Perfis de Gerentes Atualmente?

Existem diversos perfis de gerentes hoje em dia. Os mais comuns são:

Gerente Apaixonado: Geralmente, o perfil de gerente apaixonado é mulher. São pessoas de 25 a 35 anos que são independentes;

Gerente Antenado: Este tipo de gerente é bastante visto em áreas de serviços. Ele visa fazer com que o negócio cresça rapidamente;

Gerente Independente: Este gerente já é mais experiente e está na faixa dos 45 aos 55 anos. Ele já teve experiências anteriores na área de gerência e sabe bastante sobre negócios;

Gerente Arrojado: Normalmente são homens. Ele assume mais riscos e é bastante experiente em gestão de pessoas e com a área financeira do empreendimento;

Gerente Lutador: É aquele que é mais participativo, que coloca a “mão na massa”.

gerenciar uma sorveteria

5 – Dicas para Transformar a Sorveteria em um Point Badalado:

Como qualquer outro negócio, para gerenciar uma sorveteria a fim de transforma-la em um point badalado, é preciso, em primeiro lugar, alcançar o seu público-alvo. Em seguida, ela deve apresentar excelência em seu produto e, em seu atendimento e ter um bom marketing.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!