Encontre a mais próxima de Você:

Passo a Passo de Como Montar uma Sorveteria

Publicado por: Felipe Vieira | 23 de junho de 2017

Montar uma sorveteria é uma excelente opção de investimento e representa uma grande oportunidade aos milhares de pequenos empreendedores que sonham em deixar seus empregos para tornarem seus próprios “chefes”. Nesse artigo vamos explicar o passo a passo de como montar uma sorveteria e apresentar as principais dicas para que o empreendedor iniciante possa amenizar o risco e obter o maior retorno sobre o investimento no menor tempo possível.

Como Montar uma Sorveteria em 8 Passos

Primeiros Passos para Montar uma Sorveteria

As 8 dicas que vou apresentar a você tem como objetivo ajudá-lo a montar a sua sorveteria, e deve ser aplicado conforme a sua necessidade e, principalmente, conforme a região em que você atua. Por mais que a Sorvetes Lip’s trabalhe há mais de 20 anos na indústria de sorvetes, já presenciamos diversos tipos de situações, então fique sempre alerta!

DICA 1: O Plano de Negócios da sua Sorveteria

Desenvolva um plano de negócios para sua sorveteria. Segundo o Sebrae, desenvolver um plano de negócios é estudar o seu mercado, o local onde você vai atuar, a concorrência e principalmente seu público-alvo. Tente inserir em uma planilha todos os custos inerentes ao negócio, sejam fixos, variáveis e até os inesperados e tente prever os lucros que deseja. Planejar-se é a melhor forma de estar preparado para o futuro!

DICA 2: Escolhendo o Ponto Comercial para a Sorveteria

Faça uma pesquisa de mercado para selecionar o melhor local da sua cidade. De posse do melhor local, selecione criteriosamente o melhor ponto comercial para estabelecer sua Sorveteria. Para montar uma sorveteria indicamos sempre uma área mínima de 30m² que já contemple 2 banheiros e, de preferência, com uma câmara que anteceda ao salão principal. Veja quantas pessoas caminham pela rua, o movimento de carros e se existem pontos comerciais ao redor.

DICA 3: Como Obter o Alvará da ANVISA para sua Sorveteria

A maior dificuldade em montar uma sorveteria, na minha opinião, é regularizá-la junto a ANVISA de sua cidade. Como você vai trabalhar com alimentos, as exigências são inúmeras e você deve iniciar a operação com o alvará de funcionamento, pois é passível de multa em caso de descumprimento. Para isso, entre em contato com a ANVISA da sua cidade.

DICA 4: Reformando a sua Nova Sorveteria

A reforma do ponto comercial costuma ser uma das etapas mais estimulantes. É fantástico montar uma sorveteria e ver o projeto ganhando corpo, mas é sempre importante que você tome cuidado para que seus custos não extrapolem! Certifique-se de que TODAS as exigências que a ANVISA de sua cidade solicitou estão sendo cumpridas, caso contrário o fiscal não concederá o alvará até que você adeque o ponto comercial.

DICA 5: Identidade Visual da Sorveteria

Quando vamos montar uma sorveteria devemos nos preocupar com a identidade visual, pois antes do cliente entrar para tomar o sorvete ele precisar “comer com os olhos”. Para isso, preocupe-se em desenvolver sua identidade visual com placas, banners e luminosos que chamem atenção, mas sempre seguindo a regulamentação da sua cidade ou estado.

DICA 6: Desenvolvendo os Móveis da sua Sorveteria!

montar uma sorveteria : como fazer móveis para sorveteria

Os móveis são itens primordiais quando vamos montar uma sorveteria. Para isso, precisamos desenvolver móveis especiais, que são acoplados aos freezers do “self-service”, móveis térmicos para chocolates quentes, frios e as guloseimas que toda criança gosta. Os espaços devem ser bem trabalhados para que você economize e maximize ganhos, ou seja, não perca cantos e ganhe em rendimentos!

DICA 7: Escolhendo o fornecedor de Sorvete da sua Sorveteria!

montar uma sorveteria - escolhendo o fornecedor de sorvete para sua sorveteriaQuando estamos montando uma sorveteria, devemos nos preocupar com o fornecedor de sorvete, ou seja, a indústria que vai nos fornecer o produto pronto para vendermos aos clientes finais. Pesquise quanto tempo de mercado a empresa possui, quantos funcionários tem, qual a estrutura de logística, quantos clientes atualmente atendem e, principalmente, se você pode conversar com atuais clientes para coletar informações a respeito da empresa e dos produtos que ela comercializa.

DICA 8: Escolhendo o Mix de Produtos da sua Sorveteria!

Na sorveteria podemos trabalhar, além do sorvete “self-service” e das taças convencionais, com outros produtos que agreguem valor ao cliente e que não fogem do seu controle. Dessa forma, você pode comercializar em sua sorveteria:

  • Açaí na Tigela
  • Milk-Shakes
  • Sucos
  • Refrigerantes
  • Cafés
  • Salgados leves (que você compre pronto e não precise fritar)

O objetivo desse post é mostrar  8 passos básicos para que você monte sua sorveteria. A Sorvetes Lip’s é uma empresa que optou por expandir sua operação através do segmento de franquia de sorvetes e acredita que muitos empresários podem ter sucesso nesse segmento, assim como nós temos! Se você tem interesse em entrar para o mercado sorveteiro, por favor, acesse essa página AQUI e preencha o formulário para conhecer nosso projeto!

Um grande abraço e muito sucesso a você!

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!