Encontre a mais próxima de Você:

Como Escolher a Melhor Opção de Franquia em São Paulo

Publicado por: Felipe Vieira | 11 de outubro de 2016

Até pouco tempo atrás, abrir uma empresa era considerado um negócio de alto risco, ainda mais para quem não tinha experiência ou nunca administrou uma empresa. Porém, com o desenvolvimento econômico e a expansão das franquias, o cenário empreendedor ganhou novas opções de empresas, possibilitando pequenos empresários investirem de forma consciente e obterem um excelente retorno sobre o investimento. Neste post, iremos falar sobre como escolher a melhor opção de franquia em São Paulo. Venha conferir!

Franquia em São Paulo, um Excelente Negócio!

Com o desenvolvimento do Brasil – principalmente do Estado São Paulo, o mais desenvolvido economicamente do Brasil – e as oportunidades que grandes eventos esportivos trazem ao país, o cenário econômico tornou-se extremamente otimista.

Além disso, houve um fortalecimento e expansão do sistema de franquias. Tudo isso contribuiu diretamente para a solidificação do atual cenário, e os empreendedores estão vendo tudo como grandes oportunidades.

Qual a Melhor Opção de Franquia?

Apesar de todo esse cenário de otimismo e a empolgação dos empreendedores, surge uma nova dificuldade: a escolha da franquia certa. Com as inúmeras opções existentes no mercado brasileiro, tornou-se muito difícil escolher uma empresa sólida, que possibilite crescimento pessoal e profissional com um investimento inicial não muito alto.

Abaixo, vamos dar 3 dicas fundamentais para você escolher, de forma consciente e correta, a melhor opção em franchising e, na sequência, vamos abordar 4 tópicos fundamentais para o sucesso de qualquer operação! Vamos a elas:

1 – Defina seu Perfil!

A primeira coisa que é importante ter em mente é o seu perfil, quais são seus interesses e sonhos profissionais. Não adianta nada escolher um tipo de franquia que está “na moda”, como o setor de cosméticos ou roupas, se o seu perfil profissional não for condizente com esses setores.

Por exemplo, se você gosta de trabalhar com doces ou com sobremesas, a melhor opção é uma franquia do setor de alimentos, como as franquias de sorvete e açaí. As que você não tem afinidade descarte de cara e foque na área de seu interesse.

É importante conhecer o perfil empreendedor indicado por cada franquia e recolher o máximo de informações sobre o mercado em que ela está inserida!

 Franquia em São Paulo: Qual a Melhor Opção?

2 – Pesquise, pesquise e PESQUISE!

Leia revistas da área, converse com especialistas, busque informações com os franqueados da empresa que você se interessou e tente conversar com quem já foi franqueado e, por algum motivo, não trabalha mais com essa empresa. Nada melhor que aprender com as experiências de quem passou pela empresa, certo?

Nessa etapa, é fundamental fazer um levantamento de dados completo de cada franquia pesquisada, definir qual a sua disponibilidade financeira e se o retorno valerá a pena.

 Se você está procurando por uma franquia barata, procure um setor em crescimento que possibilite inovações, como trabalhar com sorvetes, por exemplo. Com isso, será mais prazerosa a gestão de um negócio que tenha maior empatia com o produto ou serviço, e ainda por cima que te possibilite inovar! Descubra como escolher uma franquia de alimentação barata e de sucesso!

3 –  Passe um Pente Fino

Depois de definir a área de maior afinidade e o levantamento de dados e informações sobre este setor, é hora de fazer uma análise detalhada para passarmos um “pente fino”, montando uma planilha e dando nota para cada franquia. No fim da análise, poderemos observar qual franquia será o melhor para investir.

Franquia em São Paulo: Planejamento

Entenda que uma franquia é baseada em 3 pontos fundamentais:

  • A qualidade do PRODUTO e/ou SERVIÇO que você vai vender
  • A possibilidade de crescimento da rede e, claro, do empreendedor já inserido nela
  • A quantidade de treinamento e de novos produtos ou serviços que a franqueadora possibilita.

É justamente nesses três pontos que muitos empresários erram, escolhendo uma empresa pelo valor do seu investimento e não pela possibilidade de crescimento. Entenda que ninguém mais quer uma franquia de “máquinas de escrever”, certo?

Franquia em São Paulo, Como Escolher?

Se você é um empreendedor e busca realmente uma nova oportunidade, existem 5 passos fundamentais para escolher uma franquia em São Paulo. Vamos a elas:

1 – LOCAL:

O local onde será instalada sua franquia em São Paulo é fundamental na etapa de análise, pois você não pode optar por uma franqueadora que necessite de pontos em Shoppings, por exemplo. Entenda ONDE você definir o valor que será investido.

Franquia em São Paulo

2 – ADAPTAÇÃO DO PONTO:

Se você optou, por exemplo, em abrir uma franquia em um centro comercial, qual será o valor que você vai investir no ponto, em termos de aquisição e reforma? Pontuar esse quesito é FUNDAMENTAL para você saber o real valor do investimento, principalmente no ponto comercial, ou seja, ONDE você vai ganhar dinheiro de fato!

3 – CRESCIMENTO:

Aqui cabem, basicamente, 2 orientações:

  • A empresa que você escolheu traz a possibilidade de crescimento dentro do plano de marketing da empresa? Fuja de franquias que estão estagnadas e não buscam crescer no mercado.
  • Seu PRODUTO ou SERVIÇO pode ter crescimento gradativo e constante? Entenda que as melhores opções de investimento são aquelas que sempre trazem novidade ao público-alvo e preocupam-se com o faturamento dos franqueados, ou seja, VOCÊ! Um excelente exemplo é a possibilidade de aumento das vendas nos períodos da COPA do mundo!

4 – PÚBLICO-ALVO SEGMENTADO:

Não adianta querer vender para todos os consumidores. A franquia que você vai trabalhar precisa ter definido, de forma clara e objetiva, QUEM são seus clientes. Público-alvo segmentado é o responsável por uma empresa ter sucesso na hora de ter escalabilidade, ou seja, aumento de vendas e LUCRO constante!

Para finalizar, pense SEMPRE se você seria um cliente da sua futura empresa. O que você deseja comprar ou usar? Você indicaria essa empresa para seus amigos ou familiares? O que faz você ser um cliente fiel? Pense nisso!

Franquia de Açaí e Sorvete!

Se você se interessou no assunto e quer conhecer uma franquia de sorvetes e açaí, a rede de franquias da Sorvetes Lip’s te possibilitará crescer junto com a empresa de forma construtiva! Preencha o formulário de interesse AQUI e entraremos em contato para maiores informações.

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!