Encontre a mais próxima de Você:

3 Dicas Básicas de Como Abrir Uma Franquia de Sucesso

Publicado por: Felipe Vieira | 23 de junho de 2017

Atualmente, as pessoas que desejam empreender com segurança tendem a optar pela compra de franquias. Com tantas opções e em diversos segmentos, uma das principais dúvidas que surgem é: “como abrir uma franquia?” Ou mesmo “por onde começar ou como escolher a franquia ideal para o meu perfil empreendedor?”.

Não basta você analisar uma circular de oferta ou mesmo conhecer o escritório (geralmente luxuoso) para definir qual será seu novo negócio. Existem quesitos mais importantes na definição de como abrir uma franquia, veja quais aqui no artigo que preparamos para você!

Pontos fortes das Franquias como Negócio

Primeiro, é importante destacar que optando pela compra de uma franquia, o novo empreendedor estabelece uma relação com um negócio já consolidado, com uma marca forte e com um sistema de trabalho já testado e aprovado. Dessa forma, os riscos de fracasso diminuem (mas ainda existem, como em qualquer negócio) e a experiência do franqueador com os diversos desafios já vivenciados no mercado dão maior segurança para o empreendedor decolar em sua nova jornada.

Como Iniciar a Seleção das Franquias

Inicie fazendo uma lista das suas qualidades e dos seus pontos positivos. Pontue TUDO o que achar interessante e, se for possível, passe essa lista para profissionais que trabalham ou trabalharam com você e peça um feed-back. Isso vai te dar uma orientação com relação ao seu perfil profissional.

Após isso, procure o SEBRAE e faça alguns treinamentos básicos sobre empreendedorismo e administração, para que você possa se familiarizar com os desafios que vai enfrentar no dia a dia de sua empresa. O apoio da família é fundamental nessa etapa do projeto.

Além disso, é muito importante que você verifique a sua disponibilidade de capital. Não comprometa mais que 70% da sua renda na compra de uma franquia e, se for possível pague Á VISTA ou faça um plano de pagamento em que não seja necessário financiamento bancário. Administração financeira é fundamental em qualquer empresa!

3 Dicas de Como Abrir uma Franquia de SUCESSO!

Após planejar-se para conhecer melhor e verificar sua disponibilidade financeira, é hora de selecionarmos a melhor opção em termos de negócio para você. Aqui vamos colocar 3 dicas básicas de como abrir uma franquia. Conte com a ajuda do Sebrae novamente nesse processo!

Dica 1: Participe de Eventos

Frequente feiras de empreendedorismo e feiras focadas em FRANQUIAS! Nesses locais, existem grandes oportunidades de negócios que com certeza você vai gostar. Escrevemos um artigo com diversas dicas de “franquias de até R$50.000,00”.

Dica 2: Identifique-se com o segmento e com o produto

É importante que você se identifique com os produtos ou serviços que a franqueadora oferece. Não opte por uma empresa pelo preço do negócio ou pelo preço dos produtos, mas sim pela QUALIDADE! Faça visita à fábrica (no caso de produtos), converse com clientes, outros franqueados e se informe a respeito da reputação da marca! Escrevemos um artigo intitulado “Franquias de Alimentação” e aconselhamos a sua leitura, justamente abordando este tópico!

Dica 3: Vivencie a Experiência

Após a seleção (mas ANTES de assinar o contrato), verifique com o franqueador se é possível você passar um período em uma franquia que já esta em operação, para que você conheça o ritmo de trabalho e a forma que a franqueadora lida com os franqueados. Se eles não se opuserem, acredite que trata-se de uma empresa que não teme o produto e a estrutura que comercializam e vá fundo em seu “test-drive”.

como abrir uma franquia: escolher uma franquia no Brasil

Essas 3 dicas sobre franquias tem como objetivo orientar você sobre a melhor forma de selecionar uma franquia e se preparar para a compra e a operação. Aconselhamos em outro artigo e reforço neste que é importante a contratação de um advogado especializado no assunto para auxiliar no fechamento do negócio.

A Sorvetes Lip’s é uma empresa com mais de 20 anos de mercado e há alguns anos optou por expandir suas atividades através das franquias de sorveterias com mais de 90 Sorveterias em São Paulo! Se você gostou desse artigo e pretende se tornar um empreendedor de sucesso, entre em contato conosco para mais informações sobre nosso negócio!

Um grande abraço e muito sucesso!

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!