Encontre a mais próxima de Você:

Tudo o que Você Precisa Saber Para Administrar uma Sorveteria

Publicado por: Felipe Vieira | 22 de junho de 2017

Para administrar uma sorveteria é preciso entender tanto de sorvetes quanto de questões comerciais. Portanto, fique sempre atento ao negócio em que você está e veja as dicas que nós preparamos aqui para você conseguir o sabor das vendas com cobertura de sucesso e boas oportunidades.

1. Separe a Empresa da Vida Real

Aprenda a separar a empresa da vida pessoal: seu trabalho pode ser sua vida, mas sua vida não pode ser o trabalho. Se você levar os seus problemas pessoais para o seu negócio, isso pode afetar o funcionamento das coisas, e o contrário também é verdadeiro.

2. Controle o Fluxo de Caixa

É claro que quanto mais entra no caixa do seu negócio, mais entra para o seu bolso, mas saiba que é preciso pensar primeiro em como manter a empresa funcionando nos conformes, e depois pensar no que fazer com o dinheiro que você ganhou.

administrar uma sorveteria: controle o fluxo de caixa

3. Invista em Recursos Humanos

Você precisa de Recursos Humanos: uma das maiores dificuldades do comércio é encontrar mão de obra qualificada. Por isso, para administrar uma sorveteria é indispensável que você saiba reter talentos que eventualmente você tenha.

4. Tenha um Plano Financeiro

Sazonalidade faz parte de todos os negócios, inclusive o seu. Saiba planejar isso e evite problemas que eventualmente possam existir lá na frente, em um período de baixa.

administrar uma sorveteria: tenha um plano financeiro

5. Dê Oportunidades para Sua Equipe

Tenha um plano de carreira para seus funcionários: demonstrar interesse em seus funcionários que se destacam e mostrar que eles podem crescer ao seu lado vai ajudar você a conseguir manter uma equipe firme, sólida e sempre pronta para os desafios.

6. Saiba Lidar com Baixas

Eventualmente, mesmo com plano financeiro e plano de carreira, você pode ter uma baixa de funcionários ou mesmo de movimento. Nesses casos, você precisa já saber o que precisará ser feito, tendo um plano bem traçado.

administrar uma sorveteria: saiba lidar com baixas

7. Tenha Sempre um Plano B

O melhor jeito de lidar com perdas é sempre estar com um plano para lidar com dificuldades. Sua carta na manga dará uma vantagem comercial em qualquer momento.

Exemplo:. se você quer driblar a sazonalidade, promova os produtos que serão consumidos no inverno como a tapioca de Açaí, o sorvete frito ou o bolo de sorvete, no verão. Seus clientes precisam saber o que podem encontrar em sua sorveteria, mesmo que seja somente em alguns meses!

8. Tenha um Caixa Reserva

Se você não estiver preparado sofrerá nos momentos em que eventualidades acontecerem. E normalmente, essas eventualidades envolvem dinheiro. Se você não tiver algo para investir na solução, provavelmente terá um problema durante muito tempo.

9. Estipule Metas

Metas ajudam você a crescer. Sem expectativas, fica difícil saber quando tiver “chego lá”. Tendo metas pessoais, seus funcionários se espelharão em você e também tentarão fazer melhor.

administrar uma sorveteria: estipule metas

10.  Seja o Chefe que Você Gostaria de Ter

Para administrar uma sorveteria não basta ter faro comercial, é preciso saber lidar com pessoas. Se você tiver empatia e capacidade de liderança – os colaboradores e clientes – verão em você a segurança necessária para seguir e para confiar.

E não esqueça, qualquer negócio é uma mina de ouro para quem souber lidar com ele. Então, dedique-se, saiba como lidar com situações inesperadas e tenha um plano firme, assim, o sucesso será consequência e você será o empreendedor que sempre quis ser – ou que nunca imaginou que poderia ser.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!