Encontre a mais próxima de Você:
manual de boas práticas de fabricação de sorvetes

Por que ter um manual de boas práticas de fabricação de sorvetes é importante?

Publicado por: Felipe Vieira | 17 de novembro de 2017

O processo de fabricação de sorvete, assim como qualquer outra atividade industrial, compreende uma série de normas previstas por órgãos relacionados à adoção de boas práticas, saúde e vigilância sanitária. Isso porque os ingredientes utilizados para alcançar a fórmula do sorvete podem ocasionar risco epidemiológico, caso não sejam corretamente manuseados.

Em razão disso, é muito importante que os responsáveis tenham um manual de boas práticas de fabricação de sorvetes e tenham sucesso no empreendimento.

Para isso, o empreendedor que entrega diretamente produtos com qualidade ao cliente deve conhecer a procedência do sorvete produzido pelos seus fornecedores e buscar saber se eles atuam dentro das regras previstas.

As conhecidas etapas para fabricação de sorvete são: receptação e armazenamento dos ingredientes a serem utilizados em sua mistura, homogeneização, pasteurização e maturação; congelamento do produto, transformação do mesmo em sorvetes, picolés, casquinha e conservação em temperaturas baixas.

O manual de boas práticas de fabricação de sorvetes

Cada estabelecimento deve criar um manual de boas práticas de fabricação de sorvetes descrevendo de forma detalhada sua estrutura e procedimentos nela realizados. Em outras palavras, é preciso documentar passo a passo como as coisas são feitas dentro do local.

Ao documentar os procedimentos, a empresa garante que o conhecimento adquirido não se perca, tornando mais fácil integrar funcionários em novas funções.

O manual de boas práticas de fabricação de sorvetes é um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos para garantir a qualidade sanitária de seus produtos. A resolução RDC nº 267, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação para as indústrias de gelados comestíveis.

A qualidade dos sorvetes é determinada não só pela qualidade dos ingredientes, mas também por bons equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes. O sorvete pode se contaminar facilmente, sendo um excelente meio de crescimento de microrganismos que causam danos à saúde humana.

manual de boas práticas de fabricação de sorvetes

Franquia de sorvete barata

Você sabe quanto custa uma franquia de sorvete? Muito menos do que você imagina! A franquia de sorveteria Lip’s já está estabelecida no mercado com uma rede de lojas em operação. Além disso, não cobramos taxa de franquia, royalties e taxa de marketing. Queremos que nosso parceiro se dedique 100% na operação do novo negócio e empreenda com sucesso.

Dentre as diversas opções de investimento existentes, as franquias do segmento de sorvetes são as que menos exigem em termos de reforma de ponto ou investimento em infraestrutura, uma vez que os produtos já são pré-fabricados das fábricas, apenas sendo servidos nas sorveterias.

O retorno do que foi investido também costuma aparecer logo nos primeiros meses, graças ao baixo custo do produto e o valor agregado que a marca geralmente propõe.

Desenvolvemos um modelo de negócio seguro e de fácil operação, pois trabalhar com sorvete é descomplicado e prazeroso. Na Sorvetes Lip’s você pode contar com todo profissionalismo e comprometimento, uma empresa focada na qualidade dos produtos e no processo de fabricação. Esses são os diferenciais que fazem da Lip’s uma empresa segura e um excelente parceiro de negócios para que você empreenda com sucesso.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!