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como calcular preço de sorvete

Aprenda​ ​Como​ ​Calcular​ ​Preço​ ​de​ ​Sorvete​ ​Para​ ​sua​ ​Sorveteria

Publicado por: Felipe Vieira | 19 de dezembro de 2017

Todo administrador precisa ter em mente o preço que irá vender os seus produtos. Muitos não sabem como calcular preço de sorvete, mas é possível aprender! A vantagem de lidar com isso tão de perto é que será possível estabelecer uma noção exata a respeito da lucratividade que cada um dos sorvetes comercializados oferece para o seu estabelecimento.

Saber como calcular preço de sorvete é uma tarefa muito importante para o sucesso da sua empresa. Isso porque cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio, o contrário, pode significar o sucesso no empreendimento.

No entanto, antes de começar a colocar preço nos produtos da sua franquia de sorveteria, é preciso compreender alguns conceitos fundamentais para o estabelecimento desses valores, que são os custos, a margem de lucro e a percepção de valor dos produtos que sua sorveteria comercializará.

como calcular preço de sorvete

Custos

O custo é tudo o que você gasta para colocar o produto nas mãos do consumidor. Ele pode ter fontes diretas ou indiretas e influencia diretamente em como calcular preço de sorvete. O custo direto é tudo aquilo que você gasta para fabricar o produto ou para adquiri-lo de um fornecedor, incluindo os impostos. Os custos indiretos são os administrativos e de manutenção do negócio, como luz, água, folha de pagamento, entre outros.

Avalie quais os sabores de sorvetes mais vendidos e quais os melhores custos a serem repassados ao cliente final.

Dados de uma pesquisa inédita mapearam o paladar do brasileiro quando o assunto é sorvete.

Os sabores de sorvetes mais consumidos no mundo são chocolate (21%), baunilha (13,7%), morango (6,3%) e caramelo (4%). No Brasil, chocolate (28,8%), baunilha (10,3%), morango (9%), creme (3,8%), caramelo (3%), coco (3%), abacaxi (2,2%), passas (2,2%), maracujá (1,9%) e rum (1,9%).

Margem de lucro

Ao definir o custo do seu produto, somando os valores diretos e indiretos, é preciso determinar a margem de lucro, que é a porcentagem que você deseja ganhar em cima do produto para remunerar o seu investimento. É a margem de lucro que traz o dinheiro para a sua empresa, pois o restante do valor será utilizado para pagar os custos de produção.

Percepção de valor

A percepção de valor está ligada à marca da sua empresa, ao público que deseja atingir, à necessidade que os clientes têm a respeito do seu produto e ao seu marketing. Quanto mais eficaz for o marketing do seu produto, maior a percepção de valor sobre ele e, consequentemente, você pode refletir isso no momento de calcular o preço de venda.

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Preço de venda

O cálculo de precificação dos sorvetes deve se basear nos custos, na margem de lucro pretendida e nos preços praticados no mercado. Existem duas equações básicas para determinar como calcular preço de sorvete. Para determiná-lo, você terá de encontrar um equilíbrio entre elas:

  • Lucro (unitário) = Preço de venda que o mercado pratica – (Custo Variável + Despesas Comerciais + Parcela de Despesa Fixa).
  •    Preço de venda desejado por você = Custo Variável + Parcela de Despesa Fixa + Despesas Comerciais + Lucro.

Mais vendido é sinônimo de mais caro?

Uma dúvida comum dos franqueados é se os sorvetes mais vendidos podem apresentar preço mais elevado no self service. Quais são os critérios de preço? Leva-se em consideração a embalagem, gramaturas vendidas, sabores? Na Lip’s o preço praticado é bastante justo, já que o produto possui qualidade elevada.

Maximize suas vendas mesmo no inverno

Você pode maximizar a venda de sorvetes mesmo nos períodos frios do ano, se tiver no rol de produtos alguns que são “a cara” do inverno. Aposte em receitas e variedades que vão atrair seu público.

Existem receitas quentes para sorveteria, sabia? Sim, mas não se trata de colocar o sorvete no forno. Trata-se, antes, de usar ingredientes que suportem bem o calor e remetam à consistência do sorvete.

Uma boa receita para qualquer sorveteria é famoso, tradicional, delicioso e unanimidade entre apaixonados: o petit gâteau!

Trata-se de um pequeno bolinho recheado com chocolate cremoso, ou até mesmo com doce de leite ou banana. Ele deve estar bem quente ao ser servido com uma boa bola de sorvete, que pode ser de chocolate ou, mais tradicional, de creme.

O bolinho pode ser comprado pronto, ou pode ser feito na própria sorveteria, caso você tenha habilidades de confeitaria, o que pode ser um diferencial.

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Outra possibilidade é o sorvete frito. Trata-se de uma receita que é servida em algumas festas juninas no sul e sudeste. Trata-se de uma bola de sorvete extremamente gelada (em geral com menos gordura e emulsificante que o tradicional), mergulhada em uma massa parecida com a de panqueca.

O resultado é uma bola de sorvete que deve ser mergulhada por um ou dois minutos em óleo extremamente quente, para que a massa de panqueca receba um choque e frite rapidamente.

Retirada da frigideira, temos uma bola de sorvete fria envolta por uma deliciosa massa de panqueca quentinha.

Sobre a Lip’s

Optar pela franquia de Sorvetes Lip’s entre as diversas opções de franquias de sorvetes e picolés pode ser o melhor investimento que você fará em sua vida. Com mais de 25 anos no mercado, a Sorvetes Lip’s está entre as principais franquias de sorvetes e picolés disponíveis para novos negócios no Brasil.

A Sorvetes Lip’s desenvolveu um modelo de negócio seguro e de fácil operação, pois trabalhar com sorvete é descomplicado e prazeroso.

Através das equipes de apoio ao franqueado você será orientado sobre como abrir uma sorveteria e, principalmente, como gerir seu negócio sem complicação e focado no sucesso.

Na Sorvetes Lip’s você pode contar com todo profissionalismo e comprometimento, uma empresa focada na qualidade dos produtos e no processo de fabricação.

Esses são os diferenciais que fazem da Lip’s uma empresa segura e uma excelente parceira de negócios para que você empreenda com sucesso. Na operação, reunimos 4 pilares para fornecer valor agregado aos nossos clientes: baixo investimento, produto de alta qualidade, baixo custo operacional e rentabilidade elevada. Eles garantem o seu sucesso!

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Até o próximo post!

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

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